Visto para estudante

visto para estudante

Quando estiver planejando o seu intercâmbio um dos itens que você não pode esquecer de pesquisar é sobre a obtenção de um visto para estudante. Afinal, muitos países exigem que o aluno apresente um visto válido no momento da imigração. É importante saber como obter esse visto e, ou então quais documentos você precisa apresentar na imigração.

A Europa, por exemplo, é um dos destinos mais procurados pelos estudantes brasileiros. Além das inúmeras vantagens de realizar um intercâmbio no velho continente é também muito fácil de obter um visto de estudante.

Apresentar o visto para estudante na imigração

Adquirir o visto é a maneira de certificar, em seu passaporte, que você tem livre acesso em outro país. Ele deverá ser apresentado, após seu desembarque no país de destino, ao oficial da imigração para checagem dos seus documentos. Você também poderá ter que responder algumas perguntas sobre a sua viagem, como:

✓ qual o motivo da sua viagem;
✓ qual a duração;
✓ se possui reserva de hospedagem;
✓ se possui dinheiro suficiente.

É importante ter em mãos todos os documentos necessários como o passaporte, as passagens e comprovantes da escola onde irá estudar e de acomodação.

Além disso, é bom ter evidências de que você possui dinheiro suficiente durante toda a sua viagem. E atenção! Independente do lugar da Europa que planeja estudar, você precisa obrigatoriamente contratar um seguro viagem internacional (exceto Reino Unido), o que também será solicitado pela Imigração.

Dica: Lembre-se que você só terá acesso à mala despachada depois de passar pela Imigração, sendo assim, leve esses documentos em uma pastinha dentro na sua bagagem de mão.

Tipos de visto para estudante na Europa, EUA e Canadá

Confira abaixo os tipos de visto para estudar na Inglaterra, Irlanda, Malta, EUA e Canadá, os lugares preferidos do intercambista brasileiro!

Inglaterra

Estudantes brasileiros que pretendem ficar até seis meses não precisam de visto para entrar no Reino Unido. Dessa forma, você receberá o visto na sua chegada ao aeroporto, mediante apresentação dos documentos de confirmação do seu curso, passaporte, comprovantes de passagens e hospedagens, ao oficial de Imigração.

Para ficar além desse período será necessário aplicar para um visto de estudante ainda no Brasil. O Studnet Visitor Visa é aplicado para quem vai fazer cursos de inglês e o TIER4 para quem for fazer um curso universitário. Nesses casos o estudante deverá procurar pelo consulado inglês mais próximo para poder solicitar o visto. É importante lembrar que o tempo máximo de permanência com um visto para estudante é de 11 meses.

Irlanda

Para entrar na Irlanda, o cidadão brasileiro que deseja estudar não necessita aplicar para nenhum visto prévio. É só apresentar na imigração os documentos de confirmação do seu curso, passaporte, comprovantes de passagens e acomodação.

Mas, se além de estudar, você também quiser trabalhar, há a opção do visto de estudante com permissão de trabalho. O estudante pode adquirir este documento sob a condição de estar matriculado em um curso com duração mínima de 25 semanas. E, dessa forma, frequentando regularmente às aulas, poderá trabalhar até 20 horas durante o período das aulas.

Malta

Brasileiros que desejam estudar em Malta não precisam de visto para permanecer no país até 90 dias, sendo necessário apenas o passaporte. Assim como para entrar na Inglaterra e na Irlanda, deve-se apresentar na imigração os documentos de comprovação das passagens, do curso e da acomodação. Os estudantes tiram o visto na entrada do país e podem renová-lo diretamente lá após os três primeiros meses.

Estados Unidos

O estudante que deseja estudar nos Estados Unidos precisará solicitar um visto antes de viajar. Deverá já ter em mãos um documento de viagem emitido pela escola que deseja estudar. Em seguida precisará preencher o formulário para obtenção do visto, pagar uma taxa e ir ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto e também ao consulado americano mais próximo para uma entrevista.

A validade do visto para estudante nos Estados Unidos varia de acordo com a duração do curso que será realizado.

Canadá

Assim como nos Estados Unidos estudantes brasileiros que pretendem estudar no Canadá deverão emitir um visto ainda no Brasil, independente do tempo de duração do curso. Porém, o intercambista que deseja ficar no Canadá menos do que seis meses deverá aplicar para um visto de turismo com permissão para estudos. Já para ficar um período superior a seis meses será necessário a aplicação para um visto de estudos.

O aluno deverá procurar o consulado canadense mais próximo e já possuir a carta de aceite da escola. Entre os documentos solicitados estão passaporte, formulários preenchidos e comprovante de realização de exames médicos.

Como você pôde perceber cada destino possui as suas regras, mas com a orientação certa, você poderá estudar nesses países com tranquilidade e segurança. Agora é só escolher seu destino e vir com a gente #estudarnomundo!

Quero saber mais!

  • Gleyson LopesGleyson Lopes

    Fiz o intercâmbio com a minha esposa e gostamos muito da experiência! A Estudar no Mundo nos ofereceu todo o suporte necessário, tanto antes quanto durante o nosso intercâmbio.

    Read More
  • Elisangela SoaresElisangela Soares

    A agência desde o inicio me passou muita confiança, sempre muito comprometida em ajudar e tirar todas as dúvidas. A minha experiência em Londres foi incrível, uma cidade rica em cultura e história.

    Read More
  • Vanessa FrazãoVanessa Frazão

    O intercâmbio foi o melhor investimento da minha vida. Valeu cada centavo gasto.
    A estudar no mundo me ajudou a encontrar a escola que estava dentro do meu orçamento e com excelente qualidade de ensino.
    Espero repetir essa experiência logo.

    Read More
  • Ana Cláudia Bitencourt SantosAna Cláudia Bitencourt Santos

    A minha experiência foi maravilhosa! Nela tive a oportunidade de mergulhar em uma cultura bastante diferente da minha, conhecer novas pessoas de diferentes países, novas paisagens e principalmente desenvolver a prática da língua inglesa, a língua universal que aproxima diversas nações! O intercâmbio foi um sonho!!
    Tive toda a assistência necessária para me sentir segura e parte de uma família!

    Read More

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES DA ESTUDAR NO MUNDO

 



Quero receber informações de Estudar no Mundo