Reembolso do VAT – Saiba como voltar com dinheiro para casa
como voltar com dinheiro pra casa reembolso do VAT

Esse é um artigo que vale tanto para quem vai para o Reino Unido fazer intercâmbio, quanto para quem vai apenas viajar. No fim, todo mundo acaba fazendo compras, principalmente se o seu destino for Londres. A Oxford Street, maior rua de compras da cidade, conta com as maiores marcas do mundo! E o melhor de tudo é que é possível fazer um reembolso do VAT e voltar com dinheiro pra casa!

Mas calma, se você ainda não sabe o que é VAT a gente vai explicar tudo nesse artigo, inclusive o passo a passo pra você fazer o seu reembolso.

E para não esquecer, já salva esse post nos seus favoritos pra reler quando estiver na sua viagem e não pular nenhum detalhe.

 

O que é VAT?

O VAT, ou Value Added-Tax, nada mais é do que um imposto sobre algumas mercadorias da União Europeia. No entanto, a sua taxa pode variar de país para país. Além disso, na maioria dos casos o VAT já está incluso no valor dos produtos, ou seja, tudo o que você for comprar já estará incluso o VAT. Portanto, sem surpresas na hora de pagar a sua conta.

Já o reembolso é chamado de Tax-Free Shopping ou Retail Export Scheme. Ele não é aplicado em todos os casos, ou seja, nem tudo o que você comprar poderá ter o reembolso do VAT. Mas isso vou explicar mais detalhadamente abaixo.

 

Quem pode receber?

Basicamente, qualquer pessoa que more fora da União Europeia. Portanto se você está aqui à turismo ou para fazer um intercâmbio, você tem direito ao reembolso do VAT. Além disso, a compra tem que ser feita até três meses antes do seu retorno para o Brasil (ou o país que você mora, fora da UE). Portanto, se você estiver estudando e for ficar mais do que esse período, você só receberá o VAT dos produtos que comprar nos últimos três meses.

Além disso, é imprescindível que você guarde todos os recibos e notas fiscais. Se possível, não retire a etiqueta desses produtos.

Leia também: Como abrir uma conta corrente no Reino Unido?

 

O reembolso do VAT vale para todos os produtos?

Como apresentei no início, não são todos os produtos que permitem que o VAT seja reembolsado, nem mesmo todas as lojas. Confira abaixo alguns desses produtos:

produtos que forem comprados online

– que já foram usados dentro da União Europeia (como perfumes)

pedras preciosas

carros (novos ou usados) e barcos (que forem usados fora da EU).

O reembolso do VAT também não acontece sobre serviços, ou seja, despesas com alimentação e hospedagem, por exemplo.

Algumas lojas podem optar por não fazerem parte do “Tax Free”, ou então, estipular um valor mínimo de compra. Para garantir, confirme com um funcionário as regras.

 

Como calcular o valor a ser reembolsado?

Mas afinal, de quanto estamos falando? Quanto você conseguirá reembolsar?

A verdade é que esse cálculo não é tão simples de ser feito. Além do fato do VAT variar de país para país na União Europeia. No Reino Unido, por exemplo, a taxa do VAT é de 20%. Já em Portugal essa taxa é de 23%. E no fim, você não reembolsará 100% dessas taxas.

Para saber exatamente quanto conseguirá de volta existem alguns sites para ajudar no cálculo. O Global Blue é um deles. Basta você selecionar o país em que a compra foi feita e inserir o montante gasto. Assim, o site mostrará o valor a ser reembolsado.

Leia também: 10 destinos baratos na Europa

 

calcular o reembolso do VAT

 

Como fazer o reembolso do VAT?

Depois de toda essa explicação sobre o que é o VAT vamos colocar o passo a passo de como solicitar o seu reembolso.

  1. Você deverá solicitar na loja, além do cupom fiscal, um formulário chamado “VAT 407”, que deve ser preenchido ali mesmo.
  2. Chegue cedo ao aeroporto, pois esse pode ser um procedimento demorado. Na alfândega apresente todos os formulários e cupons fiscais para serem carimbados. Caso seja solicitado, apresente também os produtos adquiridos.
  3. A partir daí o reembolso pode ser feito de diversas maneiras e varia de loja para loja. Pode ser que aconteça na mesma hora, ou pode ser que seja feito dias depois, após enviar os formulários pelo correio. Nesses casos o dinheiro será enviado em cheque ou como crédito no seu cartão.

 

DICAS:

– É possível agendar o seu atendimento no aeroporto de Heathrow, em Londres. Você paga £15 e pode escolher o dia e horário que for melhor para você. Saiba mais aqui.

– O reembolso só poderá ser solicitado no último aeroporto que você passar dentro da União Europeia. No entanto, no caso de conexões em outros aeroportos dentro da UE, você deverá solicitar no aeroporto em que despachará as suas bagagens.

 

Conclusão

Por fim, receber o reembolso do VAT é um direito seu! Mas claro, você não é obrigado a fazer isso, mas saiba que é possível e é uma forma de voltar com dinheiro para casa. Embora pareça um pouco complicado, você vai perceber que é muito mais simples do que parece. No site oficial do governo do Reino Unido você poderá encontrar mais informações sobre o assunto.

E claro, se você ficou com alguma dúvida é só deixar um comentário aqui em baixo que responderemos o mais breve possível. Se preferir pode também entrar em contato clicando aqui. A Estudar no Mundo está sempre pronta para te auxiliar na hora de fazer o seu intercâmbio!

27 thoughts on “Reembolso do VAT – Saiba como voltar com dinheiro para casa”

  1. Pingback: how to take z pack
  2. Pingback: stromectol pills
  3. Pingback: priligy rx coupons
  4. Pingback: stromectol clav
  5. Pingback: sildenafil 25
  6. Pingback: stromectol pdr
  7. Pingback: praziquantel price
  8. Pingback: praziquantel otc
  9. Pingback: stromectol 875mg

Leave a reply 1

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Latest Posts

About Estudar No Mundo

Olá pessoal! Seja bem-vindo ao Estudar no Mundo agência de Intercâmbio!

Somos uma agência de intercâmbio online responsável em proporcionar, de maneira prática e segura, a melhor experiência de aprendizado da sua vida.

Em um ambiente digital e com escritórios em Londres , reunimos as melhores opções de intercâmbio no exterior, acomodação, seguro saúde, transporte e passeios turísticos. A Estudar no Mundo agência de intercâmbio, tem como priore ajudar você na preparação de cada detalhe para que a sua viagem seja inesquecível.

Estudar no exterior oferece um conjunto perfeito de desafios, obstáculos e conhecimento, necessários para um crescimento acelerado. Você aprenderá mais sobre você, seus limites, seus pontos fortes e suas fraquezas, tendo uma visão mais ampla do mundo.

  • Gleyson LopesGleyson Lopes

    Fiz o intercâmbio com a minha esposa e gostamos muito da experiência! A Estudar no Mundo nos ofereceu todo o suporte necessário, tanto antes quanto durante o nosso intercâmbio.

    Read More
  • Elisangela SoaresElisangela Soares

    A agência desde o inicio me passou muita confiança, sempre muito comprometida em ajudar e tirar todas as dúvidas. A minha experiência em Londres foi incrível, uma cidade rica em cultura e história.

    Read More
  • Vanessa FrazãoVanessa Frazão

    O intercâmbio foi o melhor investimento da minha vida. Valeu cada centavo gasto.
    A estudar no mundo me ajudou a encontrar a escola que estava dentro do meu orçamento e com excelente qualidade de ensino.
    Espero repetir essa experiência logo.

    Read More
  • Ana Cláudia Bitencourt SantosAna Cláudia Bitencourt Santos

    A minha experiência foi maravilhosa! Nela tive a oportunidade de mergulhar em uma cultura bastante diferente da minha, conhecer novas pessoas de diferentes países, novas paisagens e principalmente desenvolver a prática da língua inglesa, a língua universal que aproxima diversas nações! O intercâmbio foi um sonho!!
    Tive toda a assistência necessária para me sentir segura e parte de uma família!

    Read More

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES DA ESTUDAR NO MUNDO

 



Quero receber informações de Estudar no Mundo