Como funciona o transporte em Londres?
transporte em londres

Uma das coisas que precisamos pensar quando vamos viajar por alguns dias ou morar em outra cidade é como funciona o transporte público? Londres conta com diversas opções de meios de transporte. São diversas linhas de metrô, trens, ônibus, bondes, também chamados de trans e as bicicletas.

Definitivamente, Londres é uma cidade em que você consegue chegar a qualquer parte da usando o transporte, não precisa gastar com táxis ou aluguel de carro. Até porque, além da dificuldade em dirigir na mão contrária, há também muitas regras que limitam os espaços para trafegar e estacionar. Portanto, prefira o transporte público. Mas como funciona?

O transporte em Londres é dividido por zonas

Primeiro é preciso entender que o transporte em Londres é dividido por zonas. Isso pode parecer estranho para nós, mas na Europa é muito comum. É assim que acontece em Paris, Munique, Berlim, por exemplo.

São essas zonas que definem o preço da passagem. Ao total são 6 zonas, sendo que na primeira estão a maioria dos pontos turísticos como a London Eye, Big Bem e Tower Bridge e na zona 6 está o aeroporto de Heathrow.

Portanto quem vai a turismo vai circular a maior parte do tempo entre as zonas 1 e 2, mas se precisar se deslocar até as demais zonas terá que pagar cada vez um pouco a mais. Para entender melhor como funciona essa divisão por zonas e o preço do transporte em Londres, vamos ver quais são as opções de bilhetes.

zonas do transporte em londres

Tipo de bilhetes e preços

Existem diversas opções, portanto, quando for a Londres é importante conhecer todas as opções e calcular qual vale mais a pena para a sua viagem, dependendo da localização da sua hospedagem e da quantidade de dias que vai ficar na cidade.

Passagem avulsa

Para comprar uma passagem avulsa você deve se dirigir até uma das máquinas automáticas que tem nas estações. O valor vai depender do trajeto que vai fazer. Ao chegar na máquina você deve colocar o local de partida e chegada e irá aparecer o valor a ser pago.

Um trajeto que sai da estação Victoria e vai para Camden Town custa £4,90, por exemplo. Você também pode fazer a simulação online, nesse link aqui.

A passagem avulsa ou “single fare” só vale a pena se você for usar o transporte uma única vez. Se for ficar mais dias ou for usar mais vezes o transporte público é mais econômico (e prático) escolher outra opção de bilhete.

Oyster Card

O Oyster Card é uma das opções mais populares dos turistas. É um cartão azul que você compra e carrega de acordo com as zonas que vai andar. Você pode comprar o seu Oyster em qualquer estação, nas máquinas ou guichês e custa £5. Esse valor pode ser reembolsável no final da sua viagem.

O Oyster Card pode funcionar de duas maneiras, como “pay as you go” ou “travelcard” veja como cada opção funciona:

O “pay as you go” é como um cartão pré-pago. Você carrega uma quantia e ela será debitada do seu cartão de acordo com a utilização. O valor a ser carregado depende das zonas que você irá andar. Um ponto muito interessante do Oyster Card é que ele possui um teto diário, ou seja, quando você gastar aquela quantia do teto, não será mais debitado. Você pode usar o transporte em Londres quantas vezes quiser.

Ah, ao carregar seu cartão dessa maneira poderá utilizá-lo em qualquer meio de transporte em Londres.

No final da sua viagem você pode reembolsar as £5 do OysterCard. Basta se dirigir até uma máquina nas estações de metrô, ou nos guichês.

Para saber qual o teto para cada zona é só acessar a tabela do transporte público de Londres aqui.

Travelcard

O Travelcard é outra opção para quem vai visitar a cidade. Existe a opção de Travelcard diário, semanal e mensal. Ele pode ser comprado apenas nas estações de TREM e é um bilhete de papel. Ou então você pode carregar o Oyster Card com a opção de Travelcard.

Os preços também variam de acordo com as zonas, mas ao adquiri-lo poderá usar o transporte de Londres quantas vezes quiser dentro daquele período.

Para saber qual o teto para cada zona é só acessar a tabela do transporte público de Londres aqui.

O que é Off-peak?

Londres é uma cidade muito populosa e que também sofre com os horários de pico. Pensando nisso, os valores de transporte tem uma variação de preço para evitar a lotação nesses horários.

Ou seja, o valor do teto diário para OysterCard das zonas 1 a 7 é de £14, mas se você optar pela opção “off-peak”, na qual você só pode começar a usar a partir das 9h30, o valor é de £12,90. Vale a pena, não?

Oyster Card ou Travelcard?

Mas afinal, qual a melhor opção?

As duas opções são ótimas para o transporte em Londres, mas é preciso levar em conta alguns pontos. Como a localização da sua hospedagem e a quantidade de dias que vai ficar na cidade.

Se você for ficar na cidade até 6 dias a melhor opção é adquirir um Oyster Card. Você pode carrega-lo todos os dias com o valor do teto diário e utilizar quantas vezes quiser. Porém, se a sua estadia é de mais que 6 dias (seja uma semana, um mês ou mais) a melhor opção é o Travelcard.

Bilhete de ônibus

Pra quem quer economizar mesmo a melhor opção é andar apenas de ônibus. Isso porque esse meio de transporte está isento das tarifas definidas pelas zonas, ou seja, você paga o mesmo valor para andar em qualquer região.

O valor unitário para andar de ônibus é £1,50 e o teto diário descontado no Oyster é de £4,50. Se for ficar mais tempo pode carregar o seu Oyster com o valor semanal de £21,20.

Porém é importante lembrar que ao escolher essa opção só poderá andar de ônibus. A vantagem é que pode ir para todas as zonas sem pagar nada a mais, mas a desvantagem é o tempo do deslocamento. Com metrô, trans e trens a viagem é mais rápida e de ônibus pode demorar mais, principalmente no horário de pico.

O transporte em Londres é muito eficiente e leva você para qualquer lugar. O mais importante é saber quais as opções disponíveis e qual a mais vantajosa e prática para a sua estádia na cidade. Se ficou com alguma dúvida entre em contato com a gente!

ônibus em londres


3 thoughts on “Como funciona o transporte em Londres?”

Leave a reply 1

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Latest Posts

About Estudar No Mundo

Olá pessoal! Seja bem-vindo ao Estudar no Mundo agência de Intercâmbio!

Somos uma agência de intercâmbio online responsável em proporcionar, de maneira prática e segura, a melhor experiência de aprendizado da sua vida.

Em um ambiente digital e com escritórios em Londres , reunimos as melhores opções de intercâmbio no exterior, acomodação, seguro saúde, transporte e passeios turísticos. A Estudar no Mundo agência de intercâmbio, tem como priore ajudar você na preparação de cada detalhe para que a sua viagem seja inesquecível.

Estudar no exterior oferece um conjunto perfeito de desafios, obstáculos e conhecimento, necessários para um crescimento acelerado. Você aprenderá mais sobre você, seus limites, seus pontos fortes e suas fraquezas, tendo uma visão mais ampla do mundo.

  • Gleyson LopesGleyson Lopes

    Fiz o intercâmbio com a minha esposa e gostamos muito da experiência! A Estudar no Mundo nos ofereceu todo o suporte necessário, tanto antes quanto durante o nosso intercâmbio.

    Read More
  • Elisangela SoaresElisangela Soares

    A agência desde o inicio me passou muita confiança, sempre muito comprometida em ajudar e tirar todas as dúvidas. A minha experiência em Londres foi incrível, uma cidade rica em cultura e história.

    Read More
  • Vanessa FrazãoVanessa Frazão

    O intercâmbio foi o melhor investimento da minha vida. Valeu cada centavo gasto.
    A estudar no mundo me ajudou a encontrar a escola que estava dentro do meu orçamento e com excelente qualidade de ensino.
    Espero repetir essa experiência logo.

    Read More
  • Ana Cláudia Bitencourt SantosAna Cláudia Bitencourt Santos

    A minha experiência foi maravilhosa! Nela tive a oportunidade de mergulhar em uma cultura bastante diferente da minha, conhecer novas pessoas de diferentes países, novas paisagens e principalmente desenvolver a prática da língua inglesa, a língua universal que aproxima diversas nações! O intercâmbio foi um sonho!!
    Tive toda a assistência necessária para me sentir segura e parte de uma família!

    Read More

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES DA ESTUDAR NO MUNDO

 



Quero receber informações de Estudar no Mundo